31/10/2013
Seja o primeiro a comentar

Academias ao ar livre dão injeção de saúde para os idosos

Diário de Canoas/RS

Trocar o sedentarismo por uma atitude simples: se exercitar ao ar livre e assim garantir mais saúde. Os idosos que praticam exercícios físicos regularmente procuram menos atendimento médico.

É o que mostra o estudo feito pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público. Foram selecionados pacientes com idade média de 79 anos para uma avaliação que durou 12 meses. Um grupo de 48 idosos que faz exercícios reduziu em 35% a procura de atendimento em relação a 44 pacientes sedentários.

De olho nessa realidade, a Prefeitura vem instalando pelos bairros hamburguenses as academias ao ar livre. A falta de dinheiro não pode mais ser usada como desculpa, nem deve, pois os benefícios são notáveis. “Essas atividades previnem problemas de coração, perda de massa muscular, osteoporose e até depressão”, explica o médico geriatra Emílio Moriguchi.

O aposentado Lidenor da Silva Ferreira, 67 anos, está satisfeito com os resultados. “Eu venho aqui a hora que eu quero e fico o tempo que decidir. Até acabou uma dor que eu tinha no meu ombro.”

Professor dá dicas

O professor de Educação Física da Feevale Rafael Machado de Souza lembra que essas academias favorecem a socialização, pois acabam se tornando um ponto de encontro.

O especialista ressalta que é preciso ir ao médico regularmente, usar roupas leves e calçado adequado. Nos dias frios, optar por calças de abrigo, fazer alongamento muscular antes de iniciar as atividades, que devem ser intercaladas.

O indicado é realizar o movimento de 10 a 15 vezes e descansar. Repetir a série de 3 a 5 vezes em cada máquina. “E não ter pressa”, reforça Rafael.

Avalie esta matéria:     0

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Olá Convidado
publicidade
Facebook
Twitter