20/09/2013
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Estresse pode prejudicar a memória e diminuir a imunidade do organismo

Globo.com/bemestar

Acordar cansado, ficar com as unhas e os cabelos fracos, sentir a pele oleosa e ter dor de cabeça, por exemplo, são alguns dos sinais de alerta que podem indicar que o corpo está estressado.

De acordo com a pediatra Ana Escobar e o geriatra Carlos André Freitas dos Santos, o estresse pode refletir em várias partes do corpo, como cabelos, unhas, boca, dentes e até mesmo no cérebro, além de acelerar o processo de envelhecimento, prejudicar a memória e até mesmo diminuir a imunidade do organismo.

Para os médicos, há uma série de sintomas e, caso a pessoa tenha dois ou mais, é provável que ela esteja muito estressada e precise buscar tratamento. Por exemplo, no cabelo e unhas, pode ocorrer uma deficiência de vitaminas e nutrientes,o que causa queda e a quebra; na pele, podem piorar as espinhas, a psoríase, a vitiligo e as dermatites; nos dentes, o nervosismo pode levar ao bruxismo, que causa dor na ATM e pode até mudar o formato do rosto; na boca, quem tem o vírus do herpes pode desenvolver a lesão.

Já os músculos podem ter problemas para se desenvolverem mesmo se a pessoa fizer atividade física; no cérebro, pode ocorrer uma diminuição da produção de neurotransmissores, o que prejudica a memória; por fim, o sangue pode ter uma redução das células de defesa e um aumento do cortisol, hormônio do estresse.

 Segundo a pediatra Ana Escobar, esse hormônio funciona como uma arma contra infecções, vírus, bactérias e inimigos desconhecidos – quando ele é acionado, é como se o corpo entrasse em estado de alerta. Porém, no caso de pessoas muito estressadas, esse estado de alerta é permanente e o corpo gasta energia à toa para se defender de um inimigo que não está dentro, mas fora do organismo.

Em alguns casos, é feito um exame de medição do cortisol. No entanto, esse exame não é a forma de detecção mais tradicional do estresse já que pode sofrer algumas alterações - a análise clínica continua sendo a mais eficiente até porque não é tão fácil encontrar a dosagem de cortisol em qualquer lugar.

Uma das dicas principais para melhorar o estresse é o descanso – porém, como alertam os médicos, quem passa o dia trabalhando no computador, por exemplo, não deve descansar também no computador já que o cérebro pode ter dificuldades para distinguir trabalho e lazer quando ambos adquirem a mesma forma.

A recomendação, portanto, é dividir o descanso em três etapas: o físico, com atividade física; o social, com família e amigos; e o mental, com exercícios de espiritualidade e criatividade, por exemplo. Além disso, como recomenda a pediatra Ana Escobar, é bom também realizar alguma atividade prazerosa, pelo menos, uma vez ao dia.

Outra dica para reduzir os efeitos do estresse é tomar os polivitamínicos, já que ele pode causar uma deficiência de nutrientes e vitaminas. Porém, como alerta o geriatra Carlos André Freitas dos Santos, é extremamente importante consultar um médico ou nutricionista antes de recorrer a essa suplementação.

 

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