19/08/2013
Seja o primeiro a comentar

UFSJ cria projeto de exercícios físicos para idosos em Divinópolis

G1

Alunos do curso de medicina da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) dos campus Dona Lindu em Divinópolis realizam um projeto voltado para os idosos. Cerca de 45 idosos com idades entre 60 e 80 anos, do Centro Municipal de Convivência do idoso participam de atividades voltadas ao desenvolvimento do equilíbrio e coordenação motora. As atividades ocorrem na sala de exercício aeróbico do Centro de Convivência do Idoso e, segundo os alunos, tem dado resultado.

De acordo com a professora do curso de medicina da UFSJ, Laila Damázio, alunos do 3º, 4º e 5º períodos de medicina da universidade ajudam e monitoram as atividades desenvolvidas no projeto, como alongamentos, fortalecimento e exercícios que exijam postura de equilíbrio do idoso.

O projeto desenvolve, tanto os alunos, na convivência e no cuidado com a pessoa idosa, quanto o próprio idoso. "É um trabalho individual que pretende melhorar as alterações posturais, problemas na coluna, sistema cardiovascular. Além de trabalhar o coração, pulmão e os músculos, ele também trabalha os neurônios, as conexões nervosas, evitando e prevenindo o alzheimer, a demência e até ajudando no reaprendizado do movimento", ressaltou.

O projeto de iniciação científica tem duração de um ano, incluindo os quatro meses de atividades com os idosos, período em que serão avaliados e monitorados individualmente, e ainda dois meses para análise do trabalho e seis meses para produção e apresentação de resultados obtidos.

Segundo a responsável pelo Centro Municipal de Convivência do Idoso, a fisioterapeuta e Maria Aparecida de Faria, o projeto tem somado forças na política pública de atenção básica ao idoso. "O projeto é um avanço, mesmo não fazendo parte das atividades de forma continuada. Ele vem colaborar para a ampliação nas formas de atendimento à pessoa com mais de 60 anos", concluiu.

Avalie esta matéria:     0

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Olá Convidado
publicidade
Facebook
Twitter