17/07/2013
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Estressado? Aprenda exercícios para tentar diminuir a tensão no trabalho

Globo.com/Maisvocê

 

Você sabia que os brasileiros são os profissionais mais estressados que existem? Pois é! Uma empresa de recrutamento internacional fez uma pesquisa em 12 países e nós ganhamos a medalha de ouro: mais de 40% dos entrevistados têm crises de estresse e ansiedade. A média mundial é de 11%. As maiores causas para esse mal são o excesso de trabalho, a falta de reconhecimento e as pressões econômicas.

Para ajudar a relaxar um pouco, a psicóloga Mônica Portella dá algumas dicas. Primeiro, identifique as fases em que você deve ligar o sinal de alerta do estresse: problemas de sono, sistema imunológico comprometido, cansaço e mau humor. Caso você se enquadre nestes sintomas, siga as orientações da profissional:

1 - Pratique exercício físico ou relaxamento;

2  - Controle e questione seus pensamentos, colocando pequenas metas e alcançando pouco a pouco;

3 - Utilize o exercício de relaxamento muscular de Jacobson. Ele parte do seguinte pressuposto: quando você está muito ansioso ou estressado, a tensão fica presa em vários músculos do corpo. Como liberar essa tensão? Contraindo voluntariamente e relaxando vários grupos musculares. Por exemplo, contraia voluntariamente os braços por três segundos e relaxe pelo menos por seis segundos. O tempo de soltar os músculos deve ser, no mínimo, o dobro do tempo de contrair. Depois vá para as pernas e os pés. Em seguida é a vez dos ombros e do pescoço, arqueando os ombros para cima, colocando o queixo no peito por três segundos e soltando bem devagar. As mulheres, principalmente, acumulam muita tensão nessa região. É sempre bom mentalizar, na hora de soltar os músculos, a palavra relaxado.

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