12/09/2013
Seja o primeiro a comentar

7 coisas que você precisa saber sobre a soneca

Blog da Saúde

Quanto dormir, quando e em que posição? Vale a pena tirar um cochilo de dez minutos? Quais os benefícios da siesta? Pesquisadores de diferentes universidades americanas responderam a estas e outras perguntas nesta lista. Confira!

1. Energia – De 10 a 20 minutos

Esta é a soneca que estimula a energia e o sistema de alerta do organismo, segundo especialistas. O tempo curto limita o sono a estágios mais leves de movimentos oculares não-rápidos (NREM, na sigla em inglês), tornando exercícios como a corrida mais fáceis depois do despertar.

2. Inércia – 30 minutos

Alguns estudos mostram que este período de sono pode causar inércia e uma sensação de ressaca que dura cerca de meia hora depois de acordar, e antes que os benefícios do sono restaurador apareçam.

3. Memória – 60 minutos

Este é o tempo de soneca que melhora a memória de fatos, rostos e nomes, por incluir o sono profundo. Mas há também uma espécie de sensação “grogue” ao despertar.

4. Siesta – 3 horas

O período de siesta, das 13h às 16h é o ideal, mas depende de quando a pessoa acorda e do horário que vai dormir. Cochilar no fim do dia pode interferir no ritmo do sono noturno, por exemplo.

5. Qualquer lugar é lugar – Onde dormir?

No carro, debaixo da mesa, no sofá… os especialistas dizem qualquer lugar vale. Para evitar o sono profundo, no entanto, o melhor é sentar em posição ligeiramente vertical, como que recostado.

6. Exercício e soneca – Estatística

Uma pesquisa americana mostrou que pessoas que tinham feito atividades físicas vigorosas nas últimas 24 horas eram mais propícias a uma soneca (37%) que aquelas que não tinham feito nada (30%).

7. Jovens X velhos – Quem dorme mais?

Cochilos longos têm mais a ver com jovens de cerca de 20 anos; quando envelhecemos a tendência é que fiquemos satisfeitos com sonecas curtas. Adultos que não dormem quanto deveriam precisam tirar sonecas para suprir a privação de sono, exceto pessoas com tendência a insônia ou apneia. Para estas a soneca só atrapalha.

Avalie esta matéria:     0

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Olá Convidado
publicidade
Facebook
Twitter