08/06/2013
Seja o primeiro a comentar

Como praticar qualidade de vida para ganhar longevidade

Diário da Manhã/ Marcelo Aguiar Filizola

 

Aos 66 anos de idade tenho me cuidado de forma saudável para ter uma longevidade com qualidade de vida. Tenho visto e encontrado com amigos e contemporâneos da minha mesma idade e fico preocupado com a aparência e estado físico dessas pessoas que nos são cara. Algumas estão com doenças da época: diabetes, “gotas”, problemas de coração etc..

E fico me perguntando: que será que houve e está acontecendo com a população do Brasil e do mundo? As pessoas nascem, crescem e se dão bem na vida profissional e até chegam a se aposentar cedo, mas acabam se esquecendo de que é iminente uma “velhice”, uma terceira idade. Para isso deixo o meu testemunho aqui como prática de qualidade de vida sem grandes sacrifícios físicos e alimentares.

Minha mãe tem 88 anos de idade e é uma grande incentivadora dessa prática tão fácil de se fazer. Às vezes, as pessoas têm um histórico de doenças na família, donde se diz que é herança genética. Tudo bem. Até posso acreditar em parte, mas depende muito do fator psicológico de cada um, da fé em seu Deus interior e da vontade de vencer esses obstáculos que a vida nos impõe. Pois tenho uma boa nova: sincero jogador de sinuca, que tem um histórico familiar com mortes de parentes, meu irmão teve um câncer na garganta. Só que ele não assumiu a doença hereditária, e, com fé e um regime adequado, venceu essa etapa negra na família.

Pois sim, hoje o mesmo está saudável, vivendo e se relacionando com todos nós, amigos, e mostrou-nos que decidiu praticar mesmo, ainda que um pouco tarde, “qualidade de vida”. Hoje, ele está aí vendendo saúde. Essa pessoa tem o apelido de “Bigode”, um grande exemplo! Já a minha parceira, com quem convivo há 15 anos, também mostrou que quando queremos a mente trabalha mais saudável, tanto que tivemos três filhos, hoje com as respectivas idades: 15, 12 e 06.

Em seu último parto, ela engordou 30 quilos na gestação, ficando, portanto, bem acima do seu peso. E, com toda coragem, praticou o esporte de qualidade de vida, perdendo, assim, 28 quilos; e mostrou a todos que já estavam achando que o nosso relacionamento estava em queda. Mais uma prova de que quando queremos e com fé em Deus nós conseguimos transpor todas as barreiras da vida. A propósito, tive três relacionamentos, dos quais Deus me agraciou com sete filhos inteligentes, inclusive uma nutricionista, um engenheiro e outro professor de educação física. 

Pois bem, amigos leitores deste conceituado Diário da Manhã, do qual também tenho o privilégio de ser assíduo leitor, principalmente do Caderno Opinião, muito bem editado, sempre com artigos que contribuem de uma maneira ou de outra para que o cidadão tenha uma vida digna e saudável, vamos concluir nossas colocações. Tenho visto também que significativa parte dos jovens de 10 a 25 anos está acima do peso, devido a grande comilança e vontade de satisfazer um hábito, sem prever as consequências, sobretudo da silhueta.

Deixo aqui o testemunho  de um jovem senhor de 66 anos que pratica com determinação e prazer o esporte Qualidade de Vida para uma longevidade maior. Tenho uma filha com 37 anos, nutricionista há 12 anos, e que recentemente defendeu uma tese na Universidade Estadual de Goiás (UEG) sobre Nutrição. Dra. Inaiana Marques Filizola, que me orgulha muito, ao exemplo de minha mãe, que aos 88 anos, segue saudável e desempenhando com grande sucesso sua missão de pesquisadora alimentar e escritora do livro: “Qualidade de Vida para Reeducação Alimentar”, que já tem o lançamento de sua 3ª edição programado.

Aliás, fala-se muito no idoso, inclusive os órgãos públicos estão praticando mais políticas de saúde voltadas para eles. E, aproveitando esse bom momento em que os idosos são contemplados com novas políticas públicas, estou me preparando para inscrever-me no BBB 2014 com o objetivo de colocar meu testemunho em rede nacional de televisão. 

(Marcelo Aguiar Filizola, comerciante no ramo de automóveis e vendedor de livros)

Avalie esta matéria:     0

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Olá Convidado
publicidade
Facebook
Twitter