20/09/2013
Seja o primeiro a comentar

Apenas 35% dos brasileiros ganham o que esperavam na aposentadoria

Revista Época Negócios

A falta de planejamento financeiro leva a maioria dos brasileiros a ter surpresas desagradáveis ao se aposentar. No país, apenas 35% dos aposentados ganham o que esperavam e só 5% recebem mais do que haviam planejado, segundo o estudo “O Futuro da aposentadoria: vida após o trabalho”, realizado pelo HSBC com 16 mil entrevistados de 15 países.

Para piorar o cenário, apesar de aposentados, as responsabilidades não dão folga para quem deixou de trabalhar. Mais da metade dos brasileiros sustenta um dependente:  33% arcam com as despesas dos filhos, 9% dos netos e 18% dos pais.

A grande maioria, 67%, assume não ter se preparado adequadamente para a aposentadoria. Não à toa, para 63% dos brasileiros entrevistados, o melhor conselho financeiro que eles receberam na vida foi “comece a poupar enquanto jovem”. Não que muitos o tenham seguido.

Semi-aposentadoria

Aposentadoria já não é mais sinônimo de sombra e água fresca. Metade dos brasileiros entre 25 e 34 anos diz planejar parar aos poucos de trabalhar, reduzindo sua carga horária, ao invés de se aposentar completamente. Entre os profissionais com idade entre 55 e 64 anos, mais de um quarto (29%) já vive essa situação.

A motivação? A maioria, 43%, optou pela resposta “eu gosto de trabalhar para continuar com alguma posição”. Na sequência, aparece “eu gostaria de continuar ativo/manter o cérebro alerta” (41%) e “eu gostaria de ter uma transição fácil para a minha aposentadoria (29%).

Até quando poupar?

Mesmo depois de estar oficialmente aposentada, a maioria dos entrevistados em todo mundo (56%) ainda poupa com o intuito de aproveitar a vida “mais tarde”. Já outros 38% dizem não guardar nada por mês. Nesse caso, as diferenças culturais pesam. Enquanto na maior parte dos países ocidentais mais da metade dos aposentados não poupa na aposentadoria, 69% dos residentes em países da região Ásia-Pacífico continuam a guardar dinheiro.

O estudo foi realizado na Austrália, Brasil, Canadá, China, Egito, França, Hong Kong, Índia, Malásia, México, Singapura, Taiwan, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Estados Unidos.

Avalie esta matéria:     0

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Olá Convidado
publicidade
Facebook
Twitter