16/10/2013
Seja o primeiro a comentar

Como explicar um divórcio para o seu filho

Portal Doutíssima

Infelizmente nem todo casamento dura para sempre. Há casais que decidem tomar diferentes caminhos. O divórcio nunca é bom, e muitas vezes, dependendo de como se der a separação, pode significar uma dor difícil para os filhos. Sobretudo deve-se evitar incluir as crianças no meio do conflito. Aprenda a diferenciar o relacionamento entre o casal e o papel do pai e/ou mãe.

As crianças devem ser informadas sobre a separação de uma forma adequada, segundo a idade; dê um tempo a eles para que entendam a nova realidade e se sintam seguros. É importante que a informação seja dada ao filho pelos seus pais e não por terceiros.

Conselhos para falar de divórcio com os filhos

- Explique ao seu filho que papai e mamãe já não podem ou não desejam viver juntos, e que a partir de agora, viverão em casas diferentes.

- Fale da realidade da separação sem gerar culpados.

- Garanta a ele que continuará sendo amado igual ou mais do que antes e que ele será visitado pelo pai ou a mãe que não ficar com a sua custódia.

- Mantenha o máximo possível os hábitos do seu filho: domicílio, ambiente, relações com os pais, colégio, horários, amigos, etc.

- Assegure ao seu filho que ele não tem nenhuma responsabilidade ou culpa pelo divórcio.

- Explique claramente que o divórcio é definitivo.

- Proteja as opiniões positivas que seu filho tem de ambos os pais.

Caso você ou seu parceiro(a) comecem outro relacionamento, deixe claro que o padrasto ou madrasta não irá tomar o lugar de ninguém. Explique que isto é natural e que o novo parceiro só veio para somar na vida de vocês, nunca para substituir.

Não tente comprar a compreensão e o amor dele com presentes, muito menos faça todas as suas vontades só para não se sentir culpado(a) em relação à separação. O amor do seu filho não pode ser comprado. E por fim, sempre dedique algum tempo sozinha com ele para que não se sinta rejeitado.

Avalie esta matéria:     0

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Olá Convidado
publicidade
Facebook
Twitter