14/10/2013
Seja o primeiro a comentar

Mãe e avó: aprenda a conviver com elas

Revista Crescer

 

Quando nasce um bebê, todos na família ganham – ou melhor, acumulam – um novo papel. Você e o seu companheiro agora também são pais, a sua mãe e a mãe dele viram avós, os irmãos do casal viram tios e por aí vai. “Para a construção social e psicológica da criança que acaba de nascer, não existe função de maior ou menor importância. Pois todos são fundamentais para ela entender o que é uma família”, afirma o psicobiólogo Ricardo Monezi, especialista em fisiologia do comportamento, da Universidade Federal de São Paulo. Ainda assim, essas relações estão permeadas por sentimentos como ciúme e competição. Como fazer, então, para evitar brigas?

Para começar, a colaboração das avós tem de ser bem-vinda. Ainda que alguns palpites possam incomodá-la, por que não ouvir a opinião de quem já passou por isso? Já as avós precisam entender que a filha ou a nora tem todo o direito de fazer diferente – ou mesmo de errar. “Não existe certo e errado, pois cada família é de um jeito. Mas os limites devem ser claros, para que a avó não tire a autoridade da mãe e vice-versa”, resume Monezi. A sogra fez algo que você não gostou e não sabe como conversar com ela? Peça ajuda ao pai, afinal, ele também tem de se posicionar para que as diferenças não se transformem em conflitos.

Cumplicidade

“Eu criei você assim.” A frase, quando dita pela avó, tira a paciência de qualquer pai e mãe. O melhor argumento, nesse caso, é lembrar que as coisas mudam. Simples assim. A avó precisa, portanto, estar aberta a mudanças para evoluir também. Você pode, até mesmo, sugerir que ela se “recicle”. Ela pode pesquisar sobre o tema na internet, conversar com outras avós recentes e também acompanhar a família ao pediatra para aprender sobre o que mudou nos cuidados com o bebê.

Vale lembrar: mãe e avós são cúmplices. Todas têm um objetivo em comum, que é a felicidade e o bem-estar do novo membro da família. Então, em vez de competir, que tal somar forças?

Avalie esta matéria:     0

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Olá Convidado
publicidade
Facebook
Twitter