10/10/2013
Seja o primeiro a comentar

6 lições de vida saudável que os pais devem ensinar aos seus filhos

Rede Mundo Verde

 

Sabe-se que os filhos imitam os hábitos dos pais, assim a rotina realizada pelos pais será a dos filhos, o que envolve hábitos de vida, como a prática ou não de esportes, e o tipo de alimentação que será seguida pelas crianças.

1 – Não deixe de realizar o café da manhã

Fazer a primeira refeição do dia de forma saudável é fundamental para garantir melhor capacidade de concentração e memorização, além de melhor humor nas crianças. Pesquisas recentes mostram ainda que realizar o café da manhã está associado a menores índices de obesidade, ossos mais fortes e dentes saudáveis. Porém, estudos revelam que boa parte das crianças e dos adolescentes acaba não realizando essa refeição devido ao horário corrido no período da manhã e à falta de hábito da família. Entre as opções práticas e saudáveis para o café da manhã estão frutas com flocos de quinoa, mingau de aveia com cacau e canela, bebida vegetal de arroz com flocos de milho, suco de frutas com pão integral e pasta de soja.

2 – Cuide do seu corpo

Estudos apontam que cerca de 40% das meninas e 25% dos meninos do ensino fundamental estão insatisfeitos com seus corpos. Crianças infelizes e com baixa autoestima relatam mais frequentemente sentimentos de depressão, insegurança e ansiedade. Estimule seus filhos a praticar atividade física regularmente.

3 – Durma as horas necessárias

Um estudo do Journal of Adolescent Health constatou que mais de 25% dos jovens entre 11 e 17 anos pesquisados tinham um ou mais sintomas de insônia e com isso estavam mais propensos a quadros depressivos e problemas na escola. As crianças e os adolescentes de hoje passam muito tempo no celular, computador, TV e videogame. Limite o tempo para essas atividades, afinal o sono é importante para repor as energias e fazer a compilação da memória.

4 – Consuma frutas, verduras, legumes e cereais integrais

O hábito alimentar é formado na infância. Assim, se a criança cria hábitos saudáveis, terá mais chances de se tornar um adulto saudável e reduzir as chances de desenvolver doenças na idade adulta. Estimule seu filho a consumir cereais integrais, variedades de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos, pois esses alimentos são a base de uma alimentação saudável. Dê o exemplo e consuma esses alimentos junto com seus filhos.

5 – Sempre que possível, faça as refeições com seus filhos reunidos

Um estudo do centro de pesquisa de nutrição infantil da Faculdade de Medicina Baylor, em Dallas, revelou que crianças que faziam as refeições em família comiam alimentos com menor teor de gordura e mais frutas e vegetais. Outro estudo espanhol com 282 adolescentes mostrou que aqueles que compartilhavam pelos menos cinco refeições em família por semana sofriam menos de ansiedade e depressão.

6 – Evite o consumo de refrigerantes

Os refrigerantes tradicionais são calóricos e ricos em açúcares, por isso contribuem para a obesidade infantil e para os riscos de desenvolvimento de diabetes, colesterol alto e hipertensão. O consumo frequente de refrigerante está associado a ossos mais fracos, cárie dentária e vício em cafeína. Ofereça e tenha sempre em casa sucos de frutas naturais, chás sem adição de açúcar e água de coco.

Avalie esta matéria:     0

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Olá Convidado
publicidade
Facebook
Twitter