04/10/2013
Seja o primeiro a comentar

Arroz integral compõe massa de salgadinho saudável para crianças

Folha de S. Paulo

 

Os salgadinhos ocupam grande parte do cardápio das festas infantis. As crianças adoram comê-los, mas as mães sabem que eles podem ser uma fonte perigosa de ingestão de gorduras.

Para tornar a mesa mais saudável e ao mesmo tempo não acabar com o paladar infantil, a eco chef Marta Tatini desenvolveu uma receita que leva arroz integral e quinoa na massa e, além disso, é feita no forno.

"Há diversas maneiras de adaptar as receitas para versões mais saudáveis. Eu sempre prefiro substituir os ingredientes por opções mais nutritivas e encontro maneiras menos prejudiciais de produzi-las", diz a chef.

"O arroz integral traz diversos benefícios para o corpo. Ele combate a obesidade infantil, pois as fibras ajudam a absorver a glicose e os lipídios", explica.

A quinoa, grão originário da Bolívia, possui proteína de alta qualidade, comparado aos benefícios do leite materno. Conta também com vitaminas B1, B2, B3, C, E, magnésio, potássio, ferro, zinco e manganês.

A chef usa ainda a biomassa, alimento produzido a partir da banana verde, que também colabora para a redução de peso e colesterol. Também controla a quantidade de açúcar no sangue.

"Já o inhame fortalece o sistema imunológico", diz.

* Bolinho de arroz integral, inhame, biomassa e quinoa* (sem glúten)

Ingredientes:

100 g de arroz integral cozido
100 g de inhame cozido e amassado
100 g de quinoa cozida
500 g de banana bem verde para a biomassa
100 g de farinha de grão-de-bico (ou de fubá)
20 g de alho-poró cortado bem fino
50 g de cebola cortada bem fina
50 ml de óleo de gergelim torrado
100 ml de azeite extravirgem
Temperos: noz moscada, salsinha, sal de ervas a gosto
 
Modo de preparo da biomassa:
Colocar as bananas verdes inteiras e lavadas em uma panela de pressão com a água já fervendo. Cozinhar por de 10 a 15 minutos, até ficar cozida, mas firme. Retirar com cuidado e, ainda quentes, separar a polpa (biomassa) da casca. Depois, colocar em um processador e bater até formar uma massa.
 
*Modo de preparo do salgadinho
Misturar todos os ingredientes e os temperos. Fazer bolinhas e passar na farinha de grão-de-bico (é isso mesmo?). Dourar na grelha com azeite bem de leve e se precisar colocar no forno médio a 180 graus para terminar de assar.
Avalie esta matéria:     0

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Olá Convidado
publicidade
Facebook
Twitter