01/10/2013
Seja o primeiro a comentar

Saiba como cuidar e dar estímulo a quem tem mais de 60 anos (Ouça)

Diário de Canoas/RS

Os jovens parecem não acreditar muito, mas um dia a idade chega. Não é raro que com ela a saúde de outrora, a independência para fazer as coisas se transforme. A passos largos ou lentos a terceira idade é a realidade de amanhã para uma sociedade que, incoerentemente, demora a compreender, apoiar ou respeitar o idoso.

Em Canoas, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, as pessoas com mais de 60 anos já são 8,5% da população, o equivalente a 28,7 mil habitantes. O município, em termos percentuais, segue a tendência brasileira. Vulnerável, essa parcela a cada dia é vitimada por golpes, agressões e descumprimento de direitos.

O cenário é o foco do 1º Fórum Metropolitano de Prevenção à Violência Contra o Idoso, evento queteve início ontem às 18h30 e continua no dia de hoje. As palestras ocorrem no auditório do INSS, na Avenida Inconfidência, 778. As atividades marcam a abertura do mês do idoso na cidade, organizada pela Prefeitura. Entre os convidados, o senador Paulo Paim, a ministra dos Diretos Humanos, Maria do Rosário, além de representantes da administração pública, Ministério Público, Assembleia Legislativa e ONGs.

Filhos devem ficar perto

A delegada recomenda cautela aos idosos e aos familiares. Como é sabido, golpistas parecem ter preferência por essa parcela. “O mundo mudou muito. Às vezes alguém pede um copo d’água, entra e aproveita para enganar ou roubar o idoso”, observa. “Considero os crimes contra idosos e crianças os piores. Por isso temos um atendimento adequado que preserva a vítima”, diz Sabrina Deffenti.

O conselho da policial é que os filhos estejam sempre próximo e mantenham telefones de emergência, além de alertar sobre possíveis riscos. “Também temos o Disque 100 que aceita denúncias anônimas”, sugere. Campanhas para conscientização também são realizadas nas escolas canoenses.

Avalie esta matéria:     0

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Olá Convidado
publicidade
Facebook
Twitter