30/10/2013
Seja o primeiro a comentar

Futuro tranquilo: como viver mais e melhor

Portal Futuro da Gente

O brasileiro está vivendo cada vez mais. De acordo com levantamento recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida no Brasil aumentou de 62,5 anos, em 1980, para 73,7 anos, em 2010. Com essa realidade, como planejar um futuro mais tranquilo? Como viver mais e melhor?

Segundo o consultor financeiro Ricardo Mourão, poupar no presente pode significar qualidade de vida na fase conhecida como melhor idade. “Quanto antes a pessoa se conscientizar da importância de poupar, melhor. Afinal, ninguém quer se aposentar e ter a renda reduzida drasticamente. É preciso planejar de forma consciente e considerar o estilo de vida que se quer levar na aposentadoria, além de traçar as metas para alcançar os objetivos propostos”, diz.

Preocupada com o futuro e com a crescente expectativa de vida dos brasileiros, a empregada pública Zuleika Mendes, 49 anos, não perdeu tempo. “A minha empresa me proporcionou a oportunidade de participar de um fundo de pensão e, hoje, já tenho 15 anos de contribuição e uma agradável sensação de segurança”, conta. Além do plano de previdência complementar, Zuleika tem uma poupança para casos de emergência. “Acho que demorei para acordar. Passei muitos anos sem guardar dinheiro, sem me preocupar com o futuro. Mas, antes tarde do que nunca. Hoje, tenho o meu fundo de pensão e uma poupança e nunca precisei tirar um centavo de nenhum investimento. Fico feliz em saber que estou cuidando do meu futuro. Isso me traz muita paz e tranquilidade”, diz.

Para o consultor financeiro, quem não possui poupança nem plano de previdência complementar, não precisa se desesperar. Porém, é preciso planejar desde já o futuro. “Isso independe da idade. A pessoa pode ter 18 anos ou estar prestes a se aposentar. Sempre dá tempo de rever o orçamento e planejar a aposentadoria. O que adianta viver mais, mas sem qualidade de vida?”, questiona Mourão.

Avalie esta matéria:     0

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Olá Convidado
publicidade
Facebook
Twitter