01/10/2013
Seja o primeiro a comentar

No AM, casais de idosos quebram tabu e posam para fotos sensuais (Ouça)

Globo.com

 

Para os mais jovens, o casal de idosos geralmente é visto de uma maneira recatada: avós que ficam em casa, relaxando e cuidando dos netos. No entanto, há mais na terceira idade do que é normalmente visto. O fotógrafo amazonense Chico Batata resolveu mostrar um lado mais sensual da 'melhor idade' em cliques. Com ousadia, ele registrou a intimidade de 18 casais com idades entre 55 e 85 anos. O resultado foi um trabalho que expressa a paixão, sensualidade e até mesmo a jovialidade dos idosos em lugares como quartos, banheiras e barcos no meio do rio. Os registros agradaram e são exibidos em uma exposição que celebra o 'Dia Internacional do Idoso', comemorado no dia 1º de outubro.

Um dos casais que aceitou o desafio foi Damião e Aila da Luz, de 68 e 69 anos. Casados há mais de 40 anos, os dois não tiveram medo de aceitar o convite, feito pela gerência do Centro de Convivência do Idoso da Aparecida, que organiza o projeto. "Por sermos frequentadores daqui há cinco anos, desde a inauguração, não ficamos com vergonha", garante Aila.

Ela diz que a paixão pelo marido ainda tem a mesma intensidade de quando se viram pela primeira vez em uma partida de baralho no município de Boca do Acre, a 1.028 km de Manaus. "Desde então, estamos juntos. Nos respeitamos muito, mas o que mais conta é o amor que sentimos um pelo outro. Sem isso, não é possíver ter uma convivência boa", concorda o marido.

De acordo com a gerente técnica do Centro, Lucineide Ribeiro, Aila ficou mais encabulada que Damião quando o convite foi feito. "Como são idosos, temos uma preocupação extra. No entanto, eles são pessoas que conhecemos há muito tempo. Talvez, por isso, tivemos poucas recusas. Em alguns casos, como o desse casal, a mulher ficou mais tímida", conta.

Esse tipo de trabalho não é novidade para Batata, que fotografou mulheres da terceira idade em poses sensuais no último ano. "Fiquei assustado com o convite da primeira vez. Eu respiro fotografia e achei a ideia ótima, mas não tinha feito algo desse tipo. Como são idosos, a responsabilidade é dobrada, mas o resultado é gratificante", garante o fotógrafo.

O sucesso da exposição realizada por Batata e pelo Centro de Convivência em 2012 abriu as portas para que casais fossem chamados desta vez, de acordo com a gerente técnica do local. "Tivemos uma aceitação muito boa e muitos homens perguntaram quando seria a vez deles. Por isso, resolvemos fazer com os casais", explica Lucineide.

As fotos fazem parte de uma exposição que ficará no Centro de Convivência da Aparecida e depois irá para shoppings de Manaus. Batizada de 'Iucanãs Toriba' ('Laços de Felicidade', em Tupi Guarani), a mostra integra as comemorações pelo Dia Nacional da Pessoa Idosa.

Avalie esta matéria:     0

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Olá Convidado
publicidade
Facebook
Twitter